quinta-feira, 19 de abril de 2012

Essa é especial a pedidos... Essa meleca que são os melasmas!

Atendendo ao pedido de uma amiga muito querida, hoje vou escrever e tentar orientar um pouco sobre essas manchinhas que a maioria das mulheres tem no rosto chamada melasmas. De acordo com “http://pt.wikipedia.org/wiki/Melasma”, a definição para a tal manchinha: “é uma distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras (...). Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais freqüentemente em mulheres. Melasma é uma conseqüência de aumento de melanina na pele.” Bem, a parte ocorre mais freqüentemente em mulheres vem me irritando, porque podem observar... T-U-D-O relacionado a cuidados com a pele acomete mais as mulheres: é celulite, é melasma, é espinha por TPM, affffff, foi só um desabafo, mas vamos ao que interessa! (rs) A principal característica do melasma são manchas acastanhadas na pele, não tem sintomas. Em alguns casos é considerado um distúrbio recorrente e cronico, ou seja, o tratamento deve ser para sempre mesmo!! E em outros casos com prevenção e tratamentos contínuos as temidas manchinhas podem até desaparecer. Mas é claro que esse diagnóstico só o seu dermatologista vai poder fazer com segurança. Vários fatores podem causar o melasma: genética, hormônios, uso de anticoncepcionais, o nosso queridinho (principalmente dessa pessoinha que me sugestionou essa resenha) o sol, cara de mocinho, mas as vezes é bem vilão para a pele viu minha gente!! Todas essas gracinhas agem na hiperfunção do melanócito causando as manchas acastanhadas. Portanto em primeiro lugar sempre! Filtro solar é indispensável, não tem nada de trabalhoso em acordar, lavar seu rostinho, aplicar seus cremes de etc, etc, e filtro solar de cobertura heim!! Isso vira sua rotina, às vezes acordo e faço tudo tão automático mesmo que nem percebo que já fiz rsrs. Com relação aos tratamentos possíveis... Normalmente o tratamento é feito a base de cremes. “Euzinha” comecei um tratamento com hidroquinona e foi para mim não foi bom, não deu certo mesmo! Como tenho a pele extremamente sensível a tudo e ainda para ajudar sou alérgica, fez foi um estrago, fiquei vermelha igual pimentinha dias e dias. Por isso sempre alerto, não faça nada por conta própria, procure um Dermato. Mas as bases dos cremes clareadores são normalmente essas: tretinoina, hidroquinona e cortisona. Pellings clareadores também são uma boa pedida para a manutenção do tratamento. Se de qualquer maneira você não conseguir resultados, recorra ao laser, não posso aprofundar muito por que só começo a fazer o laser em junho ou julho que é a melhor época por estar mais fresco. Espero que esteja mesmo né, rs. O que eu uso? Como eu não posso, nem poderei usar hidroquinona, estou intercalando o Blancy “um gel-creme clareador que possui uma combinação de cinco ativos clareadores e antioxidantes que agem através de diversos mecanismos na formação e na distribuição da melanina na pele”. Estou usando a menos de um mês então ainda não tenho uma opinião muito certa dele não, mas dá uma leve sensação de ardor na hora que aplico... O que me leva a crer que tem algum derivado da hidroquinona, mas nada agressivo por que não fiquei com cara de pimenta de novo, rsrs. E o meu preferido o Azelan, que apesar de ser acido, é muito bom para mim, não é forte, não deixa a pele “pegando fogo”, é barato, ajuda nas espinhas, enfim, não é propaganda, mas gosto muito dele (in Love), ahhhh e é baratinho! Meninas lembrando sempre, nossas peles são diferentes, por exemplo, o Azelan existe em gel e creme, no meu caso só o gel, por causa da oleosidade ok. Por isso consulte o dermatologista, sei que existem afoitas como eu que querem correr e comprar logo, por isso friso muitoooo isso! Bem por hoje é só tudo isso... Alguém utiliza ou já utilizou algo eficaz para melasmas? Ahhh... Não se esqueçam de me mandar às sugestões de pauta e fazer seus comentários! Bjoksss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário